quarta-feira, 27 de junho de 2012

III EMTEC-2012

 NOSSA ESCOLA ESTEVE PRESENTE NO III EMTEC, REALIZADO NO TEATRO MUNICIPAL DE CABO FRIO, NOS DIAS 27 E 28 DE JUNHO.












quinta-feira, 21 de junho de 2012

Crianças têm espaço nas discussões da Rio+20

Mariana Massarani
.
Rio+20 começa nesta quarta-feira
“O Futuro que a Gente Quer” é o tema em pauta para os 193 países membros das Nações Unidas, com encontro marcado na Rio+20, conferência que acontece a partir desta quarta até o dia 22, no Rio.
O objetivo é fazer com que os governos se comprometam com o chamado “desenvolvimento sustentável”. Quer dizer, que busquem formas de os países crescerem sem destruir o planeta. A Rio+20 (o nome se refere à Eco-92, conferência semelhante que aconteceu 20 anos atrás, no Rio) é só uma entre várias etapas de eventos que ocorrem desde 2011.
O encontro deverá “sacudir” as ruas da cidade. Além de presidentes e de outros representantes dos países, estudantes e diferentes profissionais participam das discussões.
Em vários locais, serão realizadas atividades para estimular as pessoas a discutir o assunto. Em um galpão na zona portuária, por exemplo, museus e centros de ciência vão oferecer oficinas interativas para todas as idades. Veja a programação para crianças no alto da página.
Criança entra na discussão
Crianças e adolescentes podem se engajar nas discussões participando da Conferência da Juventude, que acontece até terça.
É um fórum em que cerca de 2.000 pessoas vão poder compartilhar experiências. “Acreditamos que a juventude seja chave quando se fala de construir um mundo melhor”, diz Saba Loftus, uma das organizadoras do evento.
Outra iniciativa, o projeto +Criança na Rio+20, da Fundação Xuxa Meneghel, também visa dar voz aos mais novos. Desde abril, meninos e meninas de todo o país estão participando de oficinas para produzir a Carta das Crianças para a Terra, documento que será apresentado às autoridades no encerramento da Rio+20.

terça-feira, 19 de junho de 2012

História da Festa Junina




História da Festa Junina


           A Festa Junina foi trazida para o Brasil ainda no período colonial pelos portugueses. Além disso, há também a influência de outros países, como a França, que acabou nos deixando de herança a dança  marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
          Já a tradição de soltar fogos, veio da China, que era grande mestra na manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos foram se fundindo através do tempo, e misturando-se também com aspectos da cultura indígena, afro-brasileira e acabaram tendo características particulares em cada região do país. Atualmente a cidade paraíbana de Campina Grande tem a maior festa junina do mundo.
VN:F [1.9.17_1161]

terça-feira, 12 de junho de 2012

FESTA JUNINA!!! LEGAL!!!



festa_junina-2
QUERIDOS ALUNOS,
A NOSSA FESTA JUNINA ESTÁ CHEGANDO…..QUE DELÍCIA!!!!
VAMOS COMEÇAR A ENSAIAR A DANÇA  CAIPIRA DIREITINHO!!!!
CAPRICHEM NOS  ENSAIOS!!!!.
UM BEIJO ENORME PARA TODOS,
TIA TARSIANA
NOSSA ESCOLA ESTEVE PRESENTE NA FESTA DE CORPUS CHRISTI.









segunda-feira, 4 de junho de 2012

5 DE JUNHO- DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Dia do Meio Ambiente Maio

SALA DE LEITURA -Profª Aline Viana

NO MÊS DE MAIO TRABALHAMOS COM AS FÁBULAS.


A RAPOSA E O CORVO:

DRAMATIZAÇÃO:

A RAPOSA E AS UVAS:
CARTAZ COM BOLSOS CONTENDO VÁRIOS LIVRINHOS DE FÁBULAS E TÍTULO ENIGMÁTICO:

FÁBULA AFRICANA "O SAPO E A COBRA":
CONFECÇÃO DE DOBRADURA DE SAPO QUE PULA:
CARTAZ:


PARA FECHAR O MÊS COM CHAVE DE OURO, TIVEMOS A "GINCANA DAS FÁBULAS, COM POEMA, PERGUNTAS E RESPOSTAS, TÍTULOS ENIGMÁTICOS DE FÁBULAS, MÍMICA:


AS FOTOS DOS TIMES VENCEDORES VÃO FICAR NO MURAL DOS VENCEDORES NA ESCOLA.