quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL: A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL. UM PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA!
Ao acessar o site www.wdl.org, é possível encontrar mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos. O espaço tem, sobretudo, “caráter patrimonial”, antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projeto, impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.
É fácil de navegar… Cada joia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e  significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português). O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.
Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhes o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.
Entre os possíveis documentos que contém, no momento, está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI, considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das “Fábulas de La Fontaine”; o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; a Bíblia de Gutemberg, pinturas rupestres africanas que datam de 8 000 a.C., entre muitas outras coisas.
Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Oriente Médio. Isso se deve à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egito e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
Os  responsáveis pelo projeto afirmam que a biblioteca digital está, sobretudo, destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse site vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual.
Visite o site! Obtenha novos conhecimentos! Acesse www.wdl.org!

Nenhum comentário:

Postar um comentário